Translate

domingo, 17 de janeiro de 2016

A trajetória de Cylene Araújo, artista,mulher e cidadã!

A ETERNA MENINA MULHER CYLENE ARAÚJO.
ARTISTA, MULHER  E CIDADÃ  DO MUNDO !

Cylene Araújo nasceu em 31 de outubro de 1965 Cilene Maria de Araújo. Filha de Otacílio Lobo de Araújo e Maria do Socorro Freitas.
Pernambucana de família humilde que fugia da seca no agreste, Cylene Araújo, seus pais e oito irmãos migraram de Vertentes Pernambuco para o Recife em 1970. A pequena  Cylene  já  tinha na mente e no coração a ARTE em todas as formas. Aos cinco anos Cylene já era uma artista! Não tinha televisão em casa, nunca tinha entrado em um teatro, e mesmo sem pisar em um palco de verdade, já se fazia profissional da arte. Criava seu “próprio espaço”, encenava uma ingênua peça e naturalmente “cobrava a entrada” de outras crianças para assisti-la. O camarim era o quarto dos pais e o figurino as roupas da mãe. O palco ficava a céu aberto ao lado da casa dos pais no bairro de Nova Descoberta em Casa Amarela. As primas “também crianças” se encarregavam de vender os ingressos durante a semana e no sábado, a “pequena e  esperta” Cylene, apresentava o espetáculo denominado de a “Família Trapo”. A arte sempre esteve presente na vida dessa menina a doce criança Cylene Araújo.
Aos oito anos, a menina Cylene, viu anunciando no rádio testes para participar de um coral  e um programa infantil na TV Jornal o (Catavento) em Recife. Ela pegou um ônibus participou dos testes e passou. No fim de 1978 já estava na TV.
Cylene Araújo aos oito anos já era uma artista no programa CATAVENTO um dos primeiros programas infantis do Nordeste. Começou cantando no coral, cantando música lírica, participando do júri infantil e um ano depois, já assumiu o posto de apresentadora do CATAVENTO.
Uma criança voltada para arte. Desde menina ela cumpre o velho ditado popular “quando descansa, carrega pedras”. Aos domingos apresentava o CATAVENTO e quando saia da TV Jornal ia para o hospital da Restauração, fazer apresentações gratuitas para outras crianças que estavam doentes na ALA DE QUEIMADOS daquele hospital. Também usada algumas horas do seu fim de semana para ganhar dinheiro. Vestia-se de um personagem da turma da Mônica e distribuía “panfletos nos sinais de trânsito” na região metropolitana do Recife.
Em 1980, é contratada pela TV EDUCATIVA/Recife para apresentar o MUNDO MÁGICO, ao lado da de Belezinha e da boneca Suzy. Programa considerado o FANTÁSTICO DO NORDESTE. Devido a sua GRANDE AUDIÊNCIA. Nesse período gravou seu 1º disco compacto-simples pela gravadora Fermata.
Em 1983 em plena divulgação do seu novo trabalho, Cylene Araújo aos 17 anos  sofre uma acidente ao retornar de um show e fica em UTI de hospital durante três meses em coma profundo. Conseguiu sair do coma profundo e cinco meses após, já estava atuando novamente.
Em 1986, a convite do apresentador e produtor Wilton Franco, conheceu os palcos do eixo-Rio/São Paulo. Apresentou-se em diversos programas da TV Bandeirantes, Gazeta, TV Manchete, SBT, além de receber o DISCO DE OURO no programa PERDIDOS NA NOITE de Fausto Silva. Foram quase 10 anos em ponte aérea e muitas raízes fincadas na terra da garoa - São Paulo.
Casada desde 1987 com o músico, produtor e administrador Jorge Ricardo Coelho, desde 1995, mora no Litoral Norte de Pernambuco, mais desde 2010, mantém residência em Portugal.


CYLENE ARAÚJO  uma Múltipla Artista! A cantora das 50 horas de Forró!
Cantora, compositora, radialista (PE), jornalista(pela UNIP) poetisa, pesquisadora musical e dançarina de ritmos folclóricos... Falar dessa “guerreira menina” é reconhecer  em num ser humano todas suas vertentes artísticas. Sua nordestinidade e musicalidade são nítidas nas múltiplas formas. Canta o que acredita, sem acompanhar modismos. Cylene é uma artista que consegue a perfeita combinação do antigo com o moderno, no compor, cantar, vestir e dançar. Ela traduz a sensualidade da quentura de todos os ritmos do Nordeste do Brasil para seu público. No palco, canta com a voz a alma e o corpo, com um domínio e desempenho de poucas artistas. “O AMOR À ARTE” é o seu lema, pois uma cantora que tem a coragem de cantar sozinha  50 horas (dois dias e duas horas) sem parar, mais de seiscentas músicas, realizando assim o maior show feminino do mundo, tem talento, garra e, é uma predestinada ao sucesso! (evento ano 2000/Centro de lazer Patativa/São Paulo) - Evento para o livro do Recordes.
Perfil artístico:
26 trabalhos lançados no mercado fonográfico:
06 Discos vinil
20 CD´S / DV´S

 Lançamentos atuais: 20 SUCESSOS-Forró Cylene Araújo,CD FREVOS & MARACATUS-Vl.03 e DVD-PERNAMBUCO DE TODOS OS RITMOS É BRASIL.

01 Disco de Ouro
02 Indicações para Grammy Latino (2000/2002-Cylene Araújo, canta Luiz Gonzaga).

Em sua estante além do disco de ouro mais de 100 troféus, diplomas e medalhas de reconhecimento por seu trabalho em todo Brasil e no exterior.



Uma compositora com mais de 150 obras ( filiada a ABRAMUS-Associação Brasileira de Música e Arte). Algumas dessas músicas em parceria com Moisés Wolfenson, Samuel Valente e Jorge Ricardo. Além de gravar suas canções, outros intérpretes como Quinteto Violado, Nando Cordel, Jorge Ricardo, Trio Sabugo de Milho, Ciranda de Dona Duda  já gravaram suas composições.

05 livros publicados:
Loba Solitária, Emboladas e Repentes, uma lição de vida, O Maior Forró do mundo, Luiz Gonzaga...Dossiê, além de Dona Duda, A Primeira Cirandeira do Brasil com  2ª edição direcionada a rede municipal de ensino. As suas obras literárias tem a temática cultura popular.

18 Turnês internacionais em 09 anos
02 Projetos musicais de longa duração  lançados na Europa.

1º. Ritmos Brasileiros na Europa-Pernambuco de todos os ritmos é Brasil
2º. Brasil & Portugal Andanças Culturais-2009 e que em 2016 ganha sua 2ª edição.



Cylene Araújo ARTISTA, MULHER e CIDADÃ.

Cylene Araújo é uma artista, mulher e uma cidadã comprometida com as causas sociais e já há muitos anos, se empenha na luta contra a VIOLÊNCIA a mulher.

Por ser uma artista conhecida mundialmente como a cantora das 50 horas de FORRÓ ter respeito e admiração na mídia internacional, ela empresta seu nome para grandes encontros, debates e palestras que oferece gratuitamente em projetos direcionados a mulher.


Desde 2013, escreve para a Revista Luso-Brasileira PERSONA MULHER veículo  com 21 anos no mercado da comunicação  editorial, pioneiro na defesa CAUSA DA MULHER. Também escreve para o portal Internacional da Persona, onde direciona chamadas promocionais de divulgação a eventos das Secretarias da MULHER da capital pernambucana e Estado de Pernambuco. Entre tantas matérias especiais de sua autoria  destacam-se; Na edição O Voto feminino pode mudar o BrasilMãe Coruja Pernambuco-Prêmio Internacional”, A Hora e a Vez da Mulher no Recife”(destaque para a criação da Secretaria da Mulher do Recife, pelo prefeito Geraldo Júlio com Sílvia Cordeiro), “As mãos que Criam”(matéria sobre a MULHER ARTESÃ suas mãos que sustentam uma família inteira), “Carreta do Artesanato” “Tornozeleira Neles”(monitoramento digital em Pernambuco), Delegada Celebridade(sobre a Mulher na polícia com Gleide Ângelo),
Entrevista especial com a economista Tânia Bacelar, além de caderno especial “Pernambuco é Brasil” com 22 páginas todo dedicado à mulher pernambucana.

Como apresentadora e produtora do programa FORROBODÓ que apresenta na Universitária FM de Recife, abre espaço para divulgação de eventos atuais que visam promover e dignificar a mulher, com entrevistas e debates, além de fazer a cobertura dessas ações de luta e cidadania. Entre as mulheres entrevistadas, a Ministra de Políticas para as Mulheres do Brasil Eleonora Menicucci, a Embaixatriz do Brasil em Lisboa Vânia Vilalva,   Cristina Buarque( Ex- Secretária da mulher de PE), a atual Secretária da Mulher de Pernambuco Sílvia Cordeiro, a Deputada  Federal Luciana Santos, Bianca Pinho Alves(Secretária da Mulher de Paulista),Márcia Souto(Presidente da Fundarpe),Cida Pedrosa Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e mais recentemente a Secretária da Mulher do Recife Elizabete Godinho.
 Cylene Araújo e Sílvia Cordeiro Secretária da Mulher de Pernambuco.

                  Elizabete Godinho entrevistada por Cylene Araújo.

2016 INICANDO COM DOIS PROJETOS DE VISIBILIDADE À MULHER.

Em março de 2016 Cylene Araújo vai está com a coluna feminina MULHER EM DESTAQUE no Jornal SEM CENSURA um jornal pernambucano, mensal e independente que existe há 14 anos. O jornal é distribuído gratuitamente para todos os veículos de comunicação ( TV e Rádio de Pernambuco) .

TODAS AS MARIAS ANO I Evento para homenagear o DIA INTERNACIONAL DA MULHER e dia DA ARTESÃ – Em Recife e no Litoral Norte de Pernambuco de 26 de fevereiro à 13 março..

PROJETOS SOCIAIS:

Em 1996, criou um projeto revolucionário em favor da pessoa idosa. VIVA O IDOSO Ano I que 19 anos depois ainda existe. Cylene Araújo conseguiu firmar uma grande parceria entre a Empresa Jornal do Comércio e Grupo Bompreço para realização de ação semanal de doação de frutas e legumes e uma campanha que acontece todos os anos em favor do Abrigo Cristo Redentor.
 
Em 2000, recebeu das mãos de Dom Helder Câmara o selo Bem Eficiente pela sua participação na campanha “ANO 2000 SEM MISÉRIA” criação do arcebispo de Olinda e Recife-Dom Helder Câmara.

Desde 2011,Cylene Araújo apoia as ações sociais da Casa Herbert de Souza na comunidade do TURURU em Paulista.

Desde 2012,é colaboradora das obras sociais do abrigo São Francisco de Assis no Cabo de Santo Agostinho.

Em 2004 – Projeto de resgate cultural a mulher e negra Dona Duda Cirandeira do Janga.Artista que estava no esquecimento popular. LIVRO & CD

Cylene Araújo é a idealizadora e produtora cultural do projeto que resgatou a história de DONA DUDA  a 1ª CIRANDEIRA DO BRASIL- Livro com a história e depoimentos da cirandeira  e CD com diversos convidados cantando cirandas. Entre eles Cylene Araújo cantando com a DONA DUDA ,NANDO CORDEL e o percursionista NANÁ VASCONCELOS. Nesse projeto teve a parceria na edição do livro da Companhia Editora de Pernambuco-CEPE.

MADRINHA DA AACD:

 Em maio de 2014, coroada a Madrinha do Forró iluminadao AACD.
 Cylene Araújo fala da alegria em ser voluntária da AACD.

Convocada pela a AACD Pernambuco para participar do FORRÓ ILUMINADO em 2011, Cylene Araújo viu-se estimulada a participar como voluntária apoiando e divulgando todas as ações. Em Portugal e na Europa onde tem muitos amigos artistas, ela conseguiu chamar o cantor português Roberto Leal a vestir a camisa da AACD(2013).
Em 2015 durante o FORRÓ ILUMINADO, recebeu das mãos de José Nunes
( gestor da AACD) o título de MADRINHA DO FORRÓ ILUMINADO.
Em dezembro do mesmo ano, liderou 1ª campanha natalina da entidade “DIA SOLIDÁRIO DA AACD” dia 17/12/2015-Praça do Derby.
Em 2016 ela vai iniciar a campanha CORRENTE BEM NA ESCOLA que visa estimular as crianças a doação para outras crianças com os “cofrinhos AACD”.

MADRINHA DO ARTESÃO DE PERNAMBUCO:


Em 2013, foi eleita pelas MULHERES ARTESÃS de Pernambuco em plena Praça do Derby durante evento realizado pela Unidade Móvel do Artesanato a MADRINHA DO ARTESÃO pela sua grande contribuição a nível local e internacional divulgação  à produção da mulher artesã. Cylene Araújo inseriu em seu programa FORROBODÓ roteiro com as exposições e vendas das criações individuais e de associações, além de todos os anos aproveitando sua turnê e apresentações em Portugal leva para a FIA-Feira Internacional do Artesanato em Lisboa peças da artesã pernambucana. 

Em junho 2015, foi homenageada pela Câmara Municipal do Recife e o Vereador Almir Fernando pela contribuição à CULTURA DO RECIFE que presta como radialista e jornalista em seu programa FORROBODÓ.

Em 2015 foi destaque nas páginas do livro “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”.

Fez parte do livro: Meio Século da TV Pernambucana com 08 páginas contando a sua história (Jorge José de Santana).
  
CYLENE ARAÚJO NA COMUNICAÇÃO HOJE:

COMANDA O FORROBODÓ O PROGRAMA DE RÁDIO COM PERFIL DE MÍDIA ELETRÕNICA TELEVISIVA SUCESSO NO HORÁRIO DA EMISSORA E NAS REDES SOCIAIS. O FORROBODÓ É DO NÚCLEO DE RÁDIO E TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.


                                                    Cylene Araújo
     Cylene Araújo - Madrinha do Forró Iluminado da AACD


 Cylene com o prefeito do Recife e sua esposa Cristina Mello.
                                  Com o Governador Paulo Câmara
           Com a primeira dama de Pernambuco Drª.Ana Luíza.
 No lançamento do livro que fez parte juntamente com Cristina Mello.

  Com Sílvia Cordeiro Secretária da Mulher de Pernambuco.

                                  Com Lenita Almeida da UFPE.

   Uma de tantas matérias nacionais com a Cylene Araújo.
                              Entrevistando Dona Madalena Arraes.
                             Entrevistando a cirandeira Dona Duda.


                           Com Elizabete Godinho e Ceça Costa

 Abrindo espaço para a cultura popular-Coco das Afilhadas-Olinda.
                             Com a Vereadora Mônica Ribeiro.
 Bianca Pinho Alves,Secretária da Mulher de Paulista-Divulgando campanha em combate a violência.

               Turnê 2015-Festival Enlaces-Alcântara-Portugal.
 Governador Paulo Câmara,Cylene e o Gestor da AACD José Nunes.
 Em 2015,coroada a Rainha do Blobo Cabeça de Galo de Olinda.
                                 Entrevistando Tânia Bacelar
 Entrevistando Cida Pedrosa-Secretária de Meio Ambiente e sustentabilidade do Recife.

 Entrevistando a Embaixatriz do Brasil em Lisboa Vânia Vilalva.






                       Com a Embaixatriz do Brasil em Lisboa Vânia Vilalva.

 Festas juninas em Olinda.
 Em março de 2016, o jornal Sem Censura lança com Cylene Araújo a coluna direcionada a mulher.










 Contatos e informações Cylene Araújo:
 55 81 34341907  - 81 996159175  - 81 996065190
www.cantoracylenearaujo.blogspot.com.br
cantoracylenearaujo@gmail.com
cylenearaujo@hotmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário