Translate

Biografia

 CYLENE ARAÚJO
TRAJETÓRIA DE UMA MÚLTIPLA ARTISTA


CYLENE ARAÚJO - UMA ARTISTA QUE É “MUITAS”

Ativista da causa feminina a mais de duas décadas. Cylene Araújo é autora de músicas como: 

 “X NA PALMA DA MÃO”, “NÃO É NÃO” e SAMBINHA PRA MULHER entre outras.

Cantora, compositora, radialista, jornalista, escritora, pesquisadora musical,

Cylene Araújo chega aos 55 anos de idade e vinte anos depois de ter cantado sozinha “50 horas de Forró” (ano 2000), no PATATIVA em São Paulo. Uma recordista do FORRÓ! Ela neste mês (DEZEMBRO 2020) tem muitos motivos para comemorar e celebrar a vida!

Na pandemia compôs um “grito de alerta musical” contra a   violência doméstica a machinha “X na Palma da Mão” que incentiva mais mulheres a denunciar a violência sofrida, colaborando com a   Lei Federal 14. 022 / 2020, Sinal Vermelho.

Cylene Araújo, é uma cantora/compositora, que tem mais de 33 trabalhos lançados (Forró , Frevo, maracatu, xotes e baiões). Tem 8 livros publicados com temática cultura popular e o mais recente religiosidade, além de um documentário (2018).Desde 2015, recebeu o título de “Madrinha do Forró Iluminado” da AACD Recife.

 Desde 2011, apresenta o programa FORROBODÓ na Universitária FM (UFPE). Nas redes sociais, tem o “Café com Cylene Araújo” desde (2017- NA RETA DE CINCO ANOS), além do seu projeto em nova versão: “Todas Marias” . Cylene Araújo, é mulher valente focada no bem coletivo.

Cylene Araújo tem um trabalho cultural e tem em seu histórico 24 turnês internacionais.

Todos seus trabalhos estão nas maiores plataformas digitais desde 2015, quando assinou com a Movieplay do Brasil como representante oficial.

*Lançou dia DIA 12/03 seu MAIOR DESAFIO "VOLTAR A SER CRIANÇA”

com 1º musical INFANTO- JUVENIL CANTORIA PRA GONZAGÃO.

CANTORIA PRA GONZAGÃO com Cylene Araújo.



Press-Release:

CANTAR É SONHAR DUAS VEZES... É SER CRIANÇA SEMPRE! CYLENE ARAÚJO - UMA ARTISTA QUE É “MUITAS” voltou a ser CRIANÇA! CANTORIA PRA GONZAGÃO É UM MUSICAL INFANTO-JUVENIL QUE VAI CONQUISTAR PESSOAS DE OITO A OITENTA ANOS. A ALEGRIA DE UMA MENINA VALENTE QUE SONHOU SER ARTISTA E TEM COMO REFERÊNCIA MUSICAL “GONZAGÃO” O REI DO BAIÃO. NESTE MUSICAL, A ARTISTA CANTA SUAS CANÇÕES AUTORAIS, FAZ HOMENAGENS E REELEITURAS DOS GRANDES SUCESSOS. “CANTORIA PRA GONZAGÃO” MOSTRA UMA ARTISTA QUE VOLTA A SER CRIANÇA “OUSANDO E DESAFIANDO” NA ALEGRIA, CORES, DANÇAS, MÚSICA E TRADIÇÃO EM UM ESPETÁCULO EDUCATIVO, ONDE FAZ PARTE TEATRO DE FANFOCHES E TEMAS ATUAIS COMO O “RESPEITO AS DIFERENÇAS”. A primeira estreia de CANTORIA PRA GONZAGÃO, foi em novembro de 2019 em Lisboa (No Teatro PASSAGEM DE NÍVEL e na Santa Casa de Misericórdia, para as crianças do Educandário Nossa Senhora da Conceição/Lisboa. O título do musical faz parte de várias músicas autorais da artista. Em breve, este projeto educativo vai está em sua cidade. Direção/concepção de roteiro: Cylene Araújo Cenário: Cylene Araújo Imagens/fotos: Vitóriaclic Fotógrafa Edição: Tuka Maia Gravação em Janeiro/2021(estúdio particular)

 

 


CYLENE ARAÚJO, A CANTORA DAS 50 HORAS DE FORRÓ



                                                                                                                                                                                                                                                            
         Curriculum - Press release.

                                                                                                   

CYLENE ARAÚJO uma Múltipla Artista!
A cantora das 50 horas de forró

Cantora, compositora, radialista e jornalista, poetisa, pesquisadora musical e dançarina de ritmos folclóricos... Falar dessa “guerreira menina” é reconhecer num ser humano todas suas vertentes artísticas. Sua nordestinidade e musicalidade são nítidas nas múltiplas formas. Canta o que acredita, sem acompanhar modismos. Cylene é uma artista que consegue a perfeita combinação do antigo com o moderno, no compor, cantar, vestir e dançar. Ela traduz a sensualidade da quentura de todos os ritmos do Nordeste do Brasil para seu público. No palco, canta com a voz a alma e o corpo, com domínio e desempenho de poucas artistas. “O AMOR À ARTE” é o seu lema, pois uma cantora que tem a coragem de cantar sozinha 50 horas (dois dias e duas horas) sem parar, mais de seiscentas músicas, realizando assim o maior show feminino do mundo, tem talento, garra e, é uma predestinada ao sucesso! (evento ano 2000/Centro de lazer Patativa/São Paulo).

APRESENTADORA DO PROGRAMA FORROBODO– Do Núcleo de TV e Rádio da UFPE(Universidade Federal de Pernambuco)-RECIFE.
Cylene Araújo desde 03/2012 é a correspondente da REVISTA PERSONA MULHER.Uma revista com sede em Brasília e sucursal em Lisboa.

Perfil artístico:

26 trabalhos lançados no mercado fonográfico:

Lançamentos atuais simultâneos: 20 SUCESSOS e “FORRÓ DO PICADINHO” além do DVD “PERNAMBUCO DE TODOS OS RITMOS É BRASIL CYLENE ARAÚJO”.

05 livros publicados: Loba Solitária, Emboladas e Repentes, uma lição de vida, O Maior Forró do mundo, Luiz Gonzaga... Dossiê especial e Dona Duda, A Primeira Cirandeira do Brasil. Todos com a temática cultura popular.
De 25 à 10 de julho/2016, Cylene Araújo realizou sua 18ª TURNE INTERNACIONAL.

Ainda em 2016, o Instituto Piaget  vai lançar o livro intitulado LOBA SOLITÁRIA de autoria da artista.

Atualmente escreve 02 livros:
Os MESTRES da CULTURA POPULAR no Mundo (a história dos principais mestres de cultura popular no Brasil e no mundo) e, MINHA ÁRVORE CÃONOLÓGICA (1º livro infantil da sua carreira).



18 Turnês internacionais em 10 anos
02 Projetos musicais de longa duração-lançados na Europa.
1º. Pernambuco de todos os ritmos é Brasil
2º. Brasil & Portugal Andanças Culturais


Informações:
cantoracylenearaujo@gmail.com
 www.cylenearaujo.com.br    -www.cantoracylenearaujo.blogspot.com.br
Brasil: 55 81 34341907 –  55  81 996159175

COMO CYLENE ARAÚJO INICIOU-SE NA ARTE:

De família humilde que fugia da Seca no agreste Pernambucano, Cylene, seus pais e oito irmãos, migraram para o Recife em 1970. Aos cinco anos Cylene antes mesmo de conhecer e pisar num palco de verdade, já se fazia profissional da arte. Criava seu “próprio espaço”, encenava uma ingênua peça e, naturalmente “cobrava a entrada” de outras crianças para assisti-la. O camarim era o quarto dos pais e o figurino as roupas da mãe. O palco ficava a céu aberto ao lado de sua casa. As primas “também crianças”, se encarregavam de vender os ingressos durante a semana e, no sábado a “pequena e esperta” Cylene, apresentava o espetáculo denominado a “Família Trapo”.

Aos oito anos, Cylene vai para a TV JORNAL DO COMMÉRCIO para apresentar o CATAVENTO um dos primeiros programas infantis do Nordeste. Em 1979, numa sinuosa audição juntamente com o coral do programa CATAVENTO, ela canta uma ária da ópera “La Traviata” apresentada por ROBERTO CARLOS, em homenagem ao “ano internacional da criança”(hoje projeto Criança esperança-TV Globo). Na oportunidade, o rei “teceu” grandes elogios a artista mirim pernambucana. Nesse mesmo tempo, ela fazia shows para as crianças doentes do Hospital da Restauração.Nos domingos livres, entregava panfletos na rua, vestida do personagem ide quadrinhos Mônica.Desde muito criança já trabalhava para ganhar seu próprio sustento, pois sua família era muito humilde.

Em 1980, é contratada pela TV EDUCATIVA/Recife para apresentar o MUNDO MÁGICO, ao lado de mais dois apresentadores. O programa era considerado o “fantástico do Nordeste”, devido a sua grande audiência. Cylene , recebia diariamente uma média de 1000 cartas de fãs. Neste mesmo ao, gravou seu 1O disco.

Rio/São Paulo... Em 1986, Cylene Araújo conheceu os palcos do Sul do país. Convidada por Wilton Franco, apresentou-se em vários programas da Tv Bandeirantes, SBT e Gazeta. Uma apresentação de sucesso foi no PERDIDOS NA NOITE com Fausto Silva, na oportunidade recebeu seu disco de ouro. Fez shows em casas de forró, então não parou mais. A cada trabalho novo, Cylene volta aos palcos Paulistas. Desde 1997, com a ascensão do forró pé de serra faz “ponte aérea” entre Recife/São Paulo. Sua mais recente ida à São Paulo, foi em outubro de 2008, quando foi a atração musical da FISTUR -2008. No Anhembi, apresentou seu espetáculo atual PERNAMBUCO DE TODOS OS RÍTMOS É BRASIL. Atualmente, Cylene Araújo desenvolve 02 espetáculos: Esse musical onde canta 10 ritmos do folclore de Pernambuco com 10 figurinos diferentes e que já está há 02 anos em cartaz.

Artista múltipla, ela se revela como uma das mais promissoras compositoras nordestinas. Compõe todos os gêneros, com letras românticas e ousadas, tendo como preferência os ritmos regionais. Vários artistas já gravaram músicas de sua autoria. O mais recente, foi o grupo Quinteto Violado que gravou um frevo para o carnaval de Pernambuco. Como parceiros de música, Cylene tem Moisés Wolfenson e Samuel Valente.

Como poetisa, lançou em 1993 o livro Loba Solitária por ela também ilustrado, obtendo boas referências da crítica literária. Lançou em junho de 2001, o livro “EMBOLADAS E REPENTES...Uma Lição De Vida” biografia de Caju & Castanha a dupla de emboladores mais conhecida do Brasil. Um livro polêmico e verdadeiro que faz refletir sobre a fé, o trabalho e a vida. Cylene destinou seus direitos autorais e toda a venda do livro, ao Hospital de Câncer de Pernambuco. Este livro foi lançado dia 06/06, dentro do próprio hospital a pedido do embolador “Caju” que faleceu dois dias após o lançamento. Lançou em setembro passado, o livro O Maior Forró do Mundo ! onde ela conta a sua trajetória para conseguir cantar 50 horas...dois dias e duas horas.

Em setembro, lançou o CD Cylene Araújo canta Luiz Gonzaga, um CD histórico com duas músicas inéditas do acervo de Luiz Gonzaga, que não fez parte de sua discografia. Encartado ao CD, um pequeno dossiê do homenageado pela artista.

GUERREIRA MENINA

Que ninguém se engane com esse olhar de “menina carente”...Menina de olhar profundo, de cabelos longos e cativante sorriso. Esses são pequenos detalhes dessa escorpiana sensual e carismática. Na verdade, ela é uma verdadeira guerreira que transforma o palco em seu front de combate, onde apresenta como arma uma magnífica força interpretativa , num suave e expressivo timbre de voz !

No palco ela se transforma...canta, dança, e na expressão popular “deita e rola”. Seu guarda-roupa é quase todo feito à base de couro, filé e rendas, com assessórios de bambu, juta, miçangas e pedras...num trabalho artezanal de primeira qualidade. Quem já viu ?, Sabe da “metamorfose” que é caracterizada a atuação de Cylene no palco. Assim, pode-se dizer que talento é algo que vem de berço, não se adquire em supermercado. Aposta-se em Cylene Araújo, não apenas pela “guerreira” que é, mas, sobretudo pela sua competência e seu talento. Cantando Forró, Frevo, Maracatu, Ciranda ou Coco de Roda. No seu início de carreira, ela cantava músicas líricas, clássicos e trechos de ópera.